Agricultura na Irlanda | Informações Técnicas


No passado mês de Dezembro, no âmbito da iniciativa comunitária Leader +, decorreu uma viagem à Irlanda de cooperativas, que teve como objectivo constatar a realidade da Agricultura Irlandesa, no que concerne à sua vertente leiteira e de carne.

A Irlanda é um dos principais produtores europeus nestas áreas, sendo hoje apontada como exemplo de progresso e desenvolvimento na União Europeia, devido à forma como a sua economia se comportou desde que aderiu à então Comunidade Económica Europeia.

Assim, sabendo-se da importância das fileiras do leite e da carne, e sendo a Irlanda uma região com características semelhantes aos Açores, e em particular com as de São Miguel, revelou-se muito útil conhecer explorações de leite e de carne, indústria de lacticínios com projecção internacional e ainda a organização de agricultores visitada que é a maior associação do país.

Esta visita foi realizada com a colaboração que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) que prestou apoio através do seu representante em Bruxelas.

No dia 4 de Dezembro foi feita uma visita à Irish Farmer´s Association (IFA) que representa cerca de 85.000 associados espalhados pelas várias regiões que fazem parte da Irlanda.

Esta visita culminou com uma apresentação a cargo do assessor principal, Sr. Niall Madigan, que explicou o funcionamento e a orgânica da IFA, tendo os presentes ficado com a noção da importância desta organização de produtores na sociedade irlandesa.

A IFA tem como funções a área reivindicativa junto do Governo Irlandês e da União Europeia (onde possui um representante em Bruxelas), em áreas como o leite, a carne de bovino e de suíno, floresta, horticultura, batata, ovelhas, e também em tudo que se refira a políticas decorrentes da politica agrícola comum relativas ao ambiente, ao desligamento das ajudas da produção, da modulação, do desenvolvimento rural, ao bem estar animal e à área de formação dos seus associados.

A IFA é composta por 4.000 colaboradores a nível nacional, sendo que 56 são profissionais, existindo cerca de 945 delegações no país (sem estrutura física), 13 conselhos sectoriais, 1 conselho executivo (com 53 membros), tendo a Direcção cerca de 8 membros, com 1 presidente.

Nos objectivos da IFA, destaca-se o facto de que o rendimento do agricultor é o seu principal objectivo, já que o peso da agricultura na economia nacional é de 5% (10% com a indústria associada), sendo uma actividade eminentemente exportadora (75% da produção de carne é para exportar) e que é constituída por 130.000 agricultores.

Refira-se que na Irlanda existem 2 ministérios do Governo relacionados com o sector, que são o da Agricultura e Turismo e ainda o do Desenvolvimento Rural.

O dia 5 de Dezembro destinou-se a visitas a explorações de leite e de carne, para que os agricultores tivessem contacto directo com estes sectores na Irlanda que registam muitas semelhanças com a realidade da Agricultura Açoriana.

A exploração leiteira pertença de Derek Tierney, situa-se em Collington, Donadea, Naas, Co Kildare e é um exemplo deste tipo de actividade na Irlanda, onde o centro de lavoura se situa junto à casa do agricultor, sendo esta uma característica da Agricultura irlandesa, permitindo desta forma, uma diminuição de custos.

Esta exploração é composta por 54 animais em produção, tendo uma quota de 350.000 kilos, sendo a mão de obra familiar.

O maneio alimentar é feito à base de erva e de concentrados em média de 8 kg diários por vaca, fazendo 2 ordenhas por dia.

Atendendo ao clima, de um modo geral os animais estão na pastagem entre Abril e Novembro, ficando estabulados entre Dezembro e Fevereiro, enquanto que de Fevereiro a Abril estão num sistema misto, isto é, de dia encontram-se na pastagem e de noite recolhem ao estábulo.

Finalmente, refira-se que para este lavrador o primeiro objectivo da sua exploração, é a capacidade que tem de gerar receita de forma a que o rendimento seja sempre melhor, por isso, as politicas comunitárias têm uma grande importância na gestão da sua exploração, já que sem as ajudas que decorrem da União Europeia, a sua viabilidade seria impossível.

A exploração de carne visitada, pertença de Eugene Lawler, localizada em Farnaling Cottage, Portersize, Ballintore, Co Kildare, situa-se numa zona tipicamente rural irlandesa, onde a exploração está igualmente junto da casa do proprietário.

Esta exploração tem cerca de 100 animais, da raça Charolês, Limusine e Simental, é um centro de reprodutores e está vocacionada para a exportação, principalmente para a Itália, destacando-se o facto da raça charolesa ser aquela que melhor resultados consegue obter neste tipo de actividade.

Tal como na exploração de leite, a situação de pastoreio é semelhante, sendo o maneio alimentar feito à base de erva e de concentrados.

Os animais são vendidos aos 8 meses com cerca de 320 kg, tendo este proprietário cerca de 60 direitos de vacas aleitantes, ficando-se a saber os destinos principais da carne exportada, são a Inglaterra e a Dinamarca.

A visita a estas 2 explorações, permitiu verificar que os agricultores irlandeses têm infra-estruturas agrícolas em boas condições - caminhos, abastecimento de água e luz, o que lhes permite reduzir custos.

Finalmente, no início das campanhas os agricultores celebram contractos com os alugadores de máquinas para preparação das terras, sementeira e colheita das produções.

No final do dia, visitou-se um estabelecimento comercial, que inclui talho e a venda de produtos locais, recentemente inaugurado e que é uma referência especialmente na qualidade da carne, já que muitos clientes deslocam-se de propósito de Dublin para fazerem as suas compras.

Este estabelecimento abastece-se praticamente de uma só exploração, tendo a particularidade de todo o processo de abate, de refrigeração e de venda ao público ser nas mesmas instalações.

No dia 6 de Dezembro, foi feita uma visita à fábrica da Glanbia, situada em Ballyragget, Co Kilkenny, pertença de uma união de cooperativas irlandesas que além das várias unidades que possui neste país, já alargou a sua área de influência, a países comos os Estados Unidos da América, México, Inglaterra e Nigéria.

Esta empresa é responsável pela transformação de mais de 35% do leite total da Irlanda, processando mais de 1.6 biliões de litros de leite.

A unidade fabril visitada produz principalmente manteiga, queijo, caseína, leite em pó, lactose, tendo um sistema próprio de energia, assente em turbinas de gás e um sistema de tratamento de efluentes que impede a fuga de substâncias nocivas, quer sejam liquidas ou gasosas.

 O pico da laboração é entre os meses de Abril e Julho, embora os produtos essenciais ao consumo estejam sempre salvaguardados ao longo de todo o ano.

Durante esta visita foram explicados todos os processos utilizados desde a chegada do leite até ao produto final, tendo sido feita uma descrição de todos os produtos que são elaborados, bem como os critérios de qualidade que são utilizados.

 

Eng.º Jorge Sousa