Notícias Genéticas | Informações Técnicas


No dia 19 de Agosto de 2008 saíram as ultimas provas dos touros da raça Holstein. Nesta nova ronda de provas foram acrescentados milhões de novos dados a todos os touros, revelando em muitos casos um aumento de confiança (repetibilidade) nas suas provas. Este ano já não sairá mais provas, estando agendadas para o próximo ano nas seguintes datas: 13 de Janeiro de 2009, 7 de Abril de 2009 e 18 de Agosto de 2009.

Nestas ultimas provas de Agosto observou-se a entrada de muitos touros novos, sobretudo da empresa WWSires, que no próximo ano de 2009 os sócios da AASM vão ter disponíveis. Destes touros destacam-se muitos filhos de Morty, Stormatic, Champion, Goodluck e alguns de Lheros (ver tabela 1).

O touro mais destacado é o Goldwyn que está na 7ª posição do ranking TPI. Este filho de James está classificado como o 2º melhor touro em tipo (+4.06) e o 10º melhor touro em úberes (+3.47). Buckeye continua estável nas suas provas, estando aguardar pela saída das suas primeiras filhas do segundo grupo, certamente que em Janeiro de 2009 já teremos mais novidades. Roumare o primeiro touro francês no top TPI entrou directamente para a 42ª posição devido a um substancial aumento dos índices morfológicos. Pagewire, filho de Inquirer com a mãe do Goldwyn, foi o primeiro touro a não ficar disponível no nosso stock, está no fim da tabela do TPI apresentando uma excelente produção e um bom tipo.

Damion e Lou são touros que apesar não estarem no Top 100 permanecem com valores muito altos no tipo, nas pernas e pé e sobretudo na composição de úberes. Damion inclusive está classificado na 4ª posição em Tipo de todos os touros, reforçando a ideia que ainda continua a ser um excelente touro para dar animais para concursos. Lou ainda continua com 3.41 em tipo e 2.74 em úberes.

Dolman já tem filhas a produzir na terceira barriga, levando dessa forma a um aumento da produção de leite, proporcionado um aumentou no valor do TPI. As filhas de Dolman também já começam a destacar-se nos concursos, tais como em Quebec e Ontário, ficando algumas delas nos primeiros lugares.

No geral, tendo em conta só os touros da AASM, observou-se um aumento no valor médio do TPI (de 1563 para 1595), um grande aumento na pontuação média dos úberes (de 1.79 para 2.25), um aumento na pontuação média das pernas e pés (de 1.54 para 2.04), um aumento na pontuação média da capacidade corporal (de 1.68 para 2.12) e um aumento na pontuação média no carácter leiteiro (de 0.90 para 1.17). São de facto aumentos extraordinários nas médias desde grupo de touros (ver tabela 2).

 

Novas provas Genética

(Agosto de 2008)

Nesta nova saída de provas no passado dia 19 de Agosto e últimas provas deste ano, houve muitas novidades em alguns touros com o aumento do número de filhas. Dos touros que a Associação Agrícola São Miguel disponibiliza aos seus sócios destacámos as seguintes novidades:

GOLDWYN (James x Storm)

Não podíamos começar a falar de touros sem referir a estrela actual no Canadá e no resto de todo o mundo que tem o nome de BRAEDALE GOLDWYN. As provas das suas filhas colocam como o 2º melhor touro em LPI no Canadá e o 2º melhor em TIPO com quase 4 000 filhas. Nas provas Americanas (TPI), Goldwyn ocupa actualmente a 7ª posição com uns impressionantes 4.06 em tipo, 3.47 em úberes e 3.59 em pernas e pés. Algumas pessoas podem pensar que apesar de Goldwyn ter baixado um pouco na tabela do TPI, mas o curioso é que as seus índices morfológicos melhoraram, basta olhar para o gráfico em anexo e verificar que desde 08/2005 e passado 11 provas os seus valores tanto para tipo, úberes, pernas e pé e contagem de células somáticas têm vindo a melhorar.

Das suas 3 751 filhas classificadas no Canadá, 8 são Excelentes e 540 têm a classificação de Muito Bom. Para além disso, as suas 3 941 filhas submetidas a contraste leiteiro, têm uma média de produção de 11 482Kg de leite aos 305 dias com 3.9% em gordura e 3.17% em proteína.

A suas filhas são vacas altas, largas e com um terço anterior muito alto. São vacas com muito estilo e carácter leiteiro e com um bom pescoço. Mas o que se destaca mais nas suas filhas são os extraordinários úberes, pois são úberes com boa textura e ligamento suspensor muito forte. Goldwyn deve ser usado em vacas que sejam fortes e muito profundas e de preferência que não tenham os isquions muito baixos. Pode ser usado em filhas de Morty, Allen, Igniter, Income, Lheros, Stormatic (com profundidade), Talent, Champion, Jesther, Lord Lily, Ray, Patron e Jasper.

 

ROUMARE

(Jocko Besn x Gibbon)

Roumare é um touro de origem francesa filho de um dos touros mais famosos de França o Jocko Besn e de Odessa 1270 que é uma filha de Gibbon. Com um TPI igual a 1843, Roumare continua a ser o terceiro melhor touro da AASM em TPI, nesta ultima saída de provas, houve um aumento na produção de leite e um significativo melhoramento na qualidade dos úberes, com 2.83 e nas pernas e pés com 2.46.

Segundo os especialistas, Roumare é um filho de Jocko atípico na qualidade de úberes que transmite às suas filhas. Os úberes têm pouco volume, mas muita textura e com uma inserção posterior do úbere muito alta, assegurado por um bom ligamento suspensor. As garupas são extraordinariamente bem dimensionadas (boa relação entre inclinação e largura), muito devido às boas pernas e pés que este touro transmite às suas filhas. Globalmente são vacas muito altas e sólidas, feitas para trabalhar, podendo dizer-se que Roumare é um touro que está na categoria dos construtores, uma vez que é especialista em melhorar pernas e pés e garupas.

Deve ser usado em vacas que sejam muito leiteiras descendentes de linhagens de Rudolph, Storm, Formation e nas filhas de Jesther.

 

SEPTEMBER STORM

(Storm x Astre Starbuck)

Este filho de MAUGHLIN STORM (EX-CAN) com GLEN DRUMMOND SHIMMER (VG-85 aos 2 anos) uma filha de Astre Starbuck, September Storm é um touro com uma excelente combinação entre produção e tipo. Das suas 11 704 filhas classificadas no Canadá, 4 são Excelentes e 1 315 têm a classificação de Muito Bom. Todavia, as suas 12 886 filhas submetidas a contraste leiteiro, têm uma média de produção de 11 062Kg de leite aos 305 dias com 3.9% em gordura e 3.1% em proteína.

As suas filhas são vacas altas, leiteiras, com boa capacidade corporal, muito boas patas (talão alto, pernas rectas e pernas vistas de trás abertas) e muito bons úberes sobretudo as inserções anteriores e posteriores.

Para um excelente cruzamento deve ser usado em vacas refinadas, que tenham um bom ligamento suspensor e que não tenham boas pernas e pés. Para quem necessita melhorar a sua exploração em patas, este touro é uma excelente referencia. Para além disso tem factor vermelho, ou seja, se for usado em vacas vermelhas existe uma forte probabilidade de nascer uma cria de pelagem vermelha.

 

SPIKE (Allen x Terry)

O touro Spike protagonizou uma das maiores subidas dentro do pacote de quatro touros de melhoramento massal que a AASM disponibiliza aos seus associados. Spike é um filho de Allen com uma filha de Terry (VG- 86 aos 2 anos) que já produziu em 5 lactações mais de 85 437Kg de leite, 3.3% de gordura e 3.2% de proteína. Em Abril de 2007 Spike teve uma classificação final de 92 pontos (Excelente) com 93 pontos nas Pernas e Pés, 90 pontos no carácter leiteiro e 95 pontos na garupa. Não obstante de ser um touro correcto morfologicamente, transmite para as suas filhas esta qualidade, uma vez que 66% das suas filhas têm uma pontuação superior a 80 pontos.   

Spike passou de 1333 para 1415 no TPI, de 2.81 para 2.89 no tipo, de 1.19 para 1.67 em úberes, de 1.00 para 1.44 na pernas e pés e de 2.51 para 2.97 na Capacidade Corporal. Sem dúvida um melhoramento significativo no indice morfológico desde touro, por preço tão baixo.

È sem duvida um touro equilibrado sem defeitos aparentes, as suas filhas são altas, fortes e muito profundas, associado ainda a um razoável carácter leiteiro. Ao utilizarmos este touro devemos ter só atenção em não inseminar nas vacas que tenham o úbere ao nível do curvilhão, de resto pode ser utilizado em quase todas as vacas, nunca esquecendo a linhagem da vaca a inseminar, já que Spike tem sangue de Emory e de Juror.

 

Bruno Almeida

Engenheiro Zootécnico