A cultura do milho | Informações Técnicas


O sector primário assenta na Agro-pecuária. Para ser um sector competitivo e com sustentabilidade precisa de se tornar o menos dependente possível dos mercados dos cereais e consequentemente dos concentrados. A silagem de milho poderá ser uma solução. É fundamental que se "olhe" para a silagem de milho, à sua qualidade e ao seu maneio alimentar adequado, como um bom complemento alimentar. Uma vez que as condições naturais da região permitem com algumas correcções, a obtenção de um produto alimentar com qualidade e competitivo. A fertilidade dos solos (mediante correcções do pH), a média pluviométrica, o conhecimento técnico são factores que permitem a obtenção de resultados bastante positivos.

Como todos sabemos, para produzir leite e outros derivados com mais eficiência e rentabilidade, torna-se cada vez mais necessário o uso de suplementos na alimentação dos animais, principalmente na época mais seca do ano. Apesar de, na região as pastagens naturais serem muito ricas,  há sempre a necessidade de produzir forragens (milho, entre outras)  como complemento da dieta alimentar dos efectivos.

A cultura do milho parece ser a mais eficiente para o fim a que se destina, corte para silagem. Esta, quer a nível de fonte energética, proteica, quer ao nível de fornecimento da matéria seca, fibras entre outros nutrientes. Além disso, parece ser a cultura que melhor se enquadra perante as características edáfo-climáticas que a região apresenta. Esta cultura tem sido a cultivar mais utilizada no processo de ensilagem, pela sua facilidade de cultivo, altos rendimentos e especialmente pela qualidade da silagem produzida, sem necessidade de aditivos para estimular a fermentação, em situações normais.

 

Vários factores justificam o uso do milho como a planta preferida para produção de silagem:

- Facilidade de cultivo;

- Tecnologia disponível e conhecimento operacional;

- Variedades disponíveis no mercado, testadas e adaptadas à região e ao objectivo da cultura; 

- Bom rendimento de matéria seca;

- Facilidade de fermentação (dispensa o uso de aditivos);

-  Volumoso com alto teor de energia;

-  Massa verde produzida;

- Alto consumo pelos animais.

 

A qualidade da silagem depende directamente:

- Variedade escolhida;

- Distribuição pluviométrica;

- Influências dos ventos;

- Condução da cultura;

- Altura do corte (maturidade);

- Tamanho do grão e trituração

do grão ao corte;

- Qualidade do equipamento utilizado.

 

A obtenção de bons parâmetros e com vista as altas produtividades deve-se ter em especial atenção os seguintes itens:

- Preparar uma boa "cama" para a cultura;

- Aplicar os fertilizantes de acordo com as análises de solo para o nível de produtividade que você deseja;

- Seleccionar o híbrido que melhor se adapte às condições da parcela de instalação;

- Escolher a população correcta no espaçamento (densidade);

- Eliminar a competição das infestantes, dos insectos e das doenças;

- Executar todas as outras práticas culturais para maximizar a  taxa e o período de tempo de acúmulo de matéria seca no grão(enchimento).

 

Estes factores são essenciais para que os animais aproveitem da melhor forma o alimento fornecido, evitando desperdícios e mau aproveitamento.

A escolha de uma variedade adaptada às condições edáfo-climáticas da região parece ser a chave do sucesso para a cultura do milho. Só com a conjugação das características desse local, com as características da variedade se pode optimizar a cultura…

O excelente trabalho de campo, o acompanhamento técnico, o apoio à lavoura, com vista à evolução/dinamização da cultura, tendo como objectivo principal a rentabilidade das explorações pela via da diminuição de custo que tem vindo a ser desenvolvido pela Cooperativa União Agrícola de S. Miguel é de elogiar.

 

 

Eng. Odete Mestre

Técnica/Comercial da Proselecte