Noticias Genéticas provas de Janeiro de 2009 | Informações Técnicas


No dia 13 de Janeiro de 2009 saiu as ultimas avaliações genéticas dos touros Holstein. Estas novas provas trazem uma agradável confirmação dos touros presentes no catálogo 2009 da Associação Agrícola de São Miguel.

Pela primeira vez houve a introdução da informação dos genomas (Genomic Predicted Tramsmitting Abilities) nas avaliações genéticas dos touros. Esta informação vem introduzir uma nova era na informação e melhoramento genético dos touros. Todas as empresas de sémen uniram-se para que a informação do genoma seja a mais consensual possível. O teste do genoma consiste de uma forma simplificada, numa amostra de sangue ou de pêlos, de um determinado macho (vitelo ou touro) que as empresas de sémen pretendam que entrem nos programas de testagem ou que já estejam a ser testados. A esta amostra é feito um teste de DNA efectuado por uma laboratório credenciado para o efeito. Depois de se conhecer o resultado, consegue-se identificar os machos que vão transmitir à descendência as melhores características. Assim sendo, o teste de DNA possibilita às empresas de sémen identificar de um lote de machos, os que serão os melhores touros para o futuro, escolhendo só estes para entrarem para os programas de testagem, eliminando à partida os que poderiam ser maus reprodutores. Dessa forma, baixam os custos com os programas de testagem de touros.

Para as pessoas que habitualmente navegam na internet e pesquisam o TOP 100 do TPI, não se surpreendam pois irá aparecer muitos touros na listagem que ainda não estão testados, ou seja, o número de filhas é zero. Mas como lhes foi feito o teste de DNA prevê-se que a prova destes sejam com aqueles valores, porque a um teste de DNA atribui-lhe um coeficiente de confiabilidade, ou seja, quando se faz um teste de DNA a um vitelo, o seu resultado será como se este vitelo tivesse já algumas filhas testadas. O mesmo se aplica a touros que já estejam no programa de testagem, reforçando dessa forma o seu valor de confiabilidade.

Com a saída das últimas provas, o touro GOLDWYN passou da 7ª posição do ranking do TOP 100 do TPI para a 3ª posição com 2 045 pontos.

Com quase cinco mil filhas testadas, este touro apresenta-se com uma impressionante pontuação de +3.86 em tipo, +3.58 em úberes, +3.44 em pernas e pés e ainda com 929 lbs na produção de leite.

Outra grande subida no ranking foi a do touro ALEXANDER. Este filho de STORMATIC com uma mãe PATRON, adicionou à sua prova mais oito filhas, melhorando a sua pontuação no sistema mamário (de +2.54 para +2.68) e na produção de leite (de 1 039 lbs para 1 368 lbs). Por outro lado o filho de MORTY, o touro ONWARD, baixou algumas posições no ranking, devido ao facto de ter baixado de 2 282 lbs para 1 807 lbs. Independentemente desta descida, ONWARD continua a ser um touro com uma grande produção de leite e de gordura. Destacam-se nas filhas de ONWARD os úberes posteriores muito altos (+5.00) e muito largos (+6.21).

SANCHEZ um dos melhores touros do mundo em TIPO (+3.90), protagonizou também nesta prova de Janeiro, uma subida de algumas posições, ocupado neste momento a 66ª posição. Com um aumento de quatro filhas ao índex de produção, este touro aumentou de 1 202 lbs para 1 444 lbs de leite. Para um touro que é rotulado como touro de tipo tem de facto uma excelente produção de leite. SANCHEZ foi na ultima prova em Agosto de 2008 a revelação do índex morfológico, confirmando as suas credencias nesta nova indexação. Com um aumento de dez filhas ao índex morfológico, ele mantém-se ao nível inicial de +3.9 em TIPO, com todos os indexes compositores (úberes, pernas e pés, capacidade corporal, e carácter leiteiro) acima de +3.00, comprovando assim que é um touro muito completo. Este descendente da família da célebre Henkenseen Hillary EX94, filha de HOLIDAY, foi a progenitora de touros como DUPLEX e HILLCREST, herdando SANCHEZ qualidades conhecidas da família maternal, o que fará dele um filho de STORMATIC atípico. De relembrar que SANCHEZ não deve ser usado em novilhas, pois tem 10 na facilidade de parto.

Subido duas posições no ranking temos o "outcross" do nosso catálogo, o touro PHIL G, ocupando o 68º lugar da tabela. Este filho de PIPPEN, aumentou muito nesta prova o índex da produção, passando de 1 106 lbs para 1 454 lbs de leite. È um touro muito equilibrado, com +2.22 em úberes e +1.90 em pernas e pés.

JABEZ, filho de MORTY entrou pela primeira vez para o TOP 100 do TPI, ocupando a 90ª posição. Uma entrada que vem reconhecer um touro que aumentou o TIPO de +2.57 para +2.70, que era negativo em angularidade e tornou-se positivo, que aumentam +76 lbs à sua produção de leite e que é um óptimo touro de pernas e pés. Está disponível também em sémen sexado.

 

Bruno Almeida

Engenheiro Zootécnico