Notícias Genéticas | Informações Técnicas


Na sequência do último artigo de Noticias Genéticas "Objectivo Principal - Obter vacas cada vez mais rentáveis", fazemos referência neste artigo, a todos animais das explorações da ilha de São Miguel com a categoria de MUITO BOM e EXCELENTE. As pontuações são obtidas pela observação dos animais pelos técnicos da Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia, no ano de 2008.

Registou-se um aumento do número de animais nestas categorias do ano de 2007 para o ano de 2008. Na categoria de MUITO BOM (de 85 a 89 pontos), obtivemos mais 15 animais, representando um aumento de 6.5% e na categoria de EXCELENTE (mais de 90 pontos), obtivemos mais 13 animais, representando um aumento de 72 %, como está referenciado na tabela 1.

Pela primeira vez na historia da raça Holstein-Frísia em São Miguel uma vaca foi classificada com 92 pontos, sendo esta filha do touro KED JUROR e neta do touro MASON.

O touro com mais representação nesta listagem é o FUSTEAD EMORY BLITZ com 20 filhas seguindo-se o touro CALBRETT I H H CHAMPION com 14 filhas.

 

A pontuação final de um animal em Portugal é obtida através da seguinte formula:

 

P. Final = (40% x Sistema Mamário) + (20% x Carácter Leiteiro) + (15% x Pernas e Pés) + (15% x Estrutura) + (10% x Capacidade Corporal)

                       

Por exemplo, um animal que tenha 93 pontos de Estrutura, 92 pontos de Capacidade, 91 pontos de Pernas e Pés, 93 pontos de Sistema Mamário e 89 pontos de Carácter Leiteiro, fica com a seguinte pontuação:

                       

P. Final = (40% x 93) + (20% x 89) + (15% x 91) + (15% x 93) + (10% x 92) = 91.8 = 92 pontos

 

Esta listagem está ordenada pela pontuação final, tendo em conta até à terceira casa decimal. Para pontuações finais com o mesmo valor, fica em primeiro o animal que tem melhor pontuação no Sistema Mamário. Na eventualidade de terem a mesma pontuação final e a mesma pontuação no Sistema Mamário, fica em primeiro o animal que tem o melhor Carácter Leiteiro, e assim sucessivamente para as Pernas e Pés, Estrutura e Capacidade Corporal.         

 

Bruno Almeida

Engenheiro Zootécnico