Notícias Genéticas | Informações Técnicas


No passado dia 23 e 24 de Maio celebrou-se em Santana o VIII Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, com a participação de mais de 220 animais, que segundo as palavras do Juiz Internacional Canadiano Donald Dubois, foram de uma surpreendente qualidade morfológica e excelente apresentação.

Este evento reuniu de uma forma harmoniosa os produtores agrícolas, famílias e seus animais numa pista muito envolvente e com as condições ideais para a apresentação do melhor da genética que por cá se faz.

No sábado, dia 23, deu-se o inicio do VIII Concurso Micaelense, com a entrada da 1ª secção - Vitelas dos 6 aos 8 meses, pelas 13H00, com a presença de 20 animais, destacando-se a vitela com a marca auricular PT 114689519, filha do touro Regancrest DOLMAN com uma vaca do Hartline TITANIC, pertencendo à exploração de Rute Maria Aguiar Sousa Rita, que viria a ser a primeira da sua secção. Esta vitela é de facto um animal muito equilibrado em todas as suas partes, acentuando o carácter da raça, desde a cabeça, pescoço às pernas e pés, com uma profundidade corporal extraordinária.

Mais tarde e já na 7ª secção - Novilhas dos 20 aos 23 meses, a novilha da exploração de António José Braga Sousa, com a marca auricular PT 314627053, filha do touro Summershade IGNITER, com uma vaca Southland MARKER, arrecadou o 1ª lugar na sua secção e posteriormente foi nomeada pelo juiz internacional como a Novilha Campeã do certame. Neste animal destaca-se a sua harmonia e equilíbrio em todas as suas partes, destacando-se umas boas patas posteriores, uma garupa perfeita e umas costelas anteriores muito abertas.

No final, e após alguns momentos de suspanse, o Juiz Donald Dubois preferiu a vitela PT 114689519 de Rute Maria Aguiar Sousa Rita e nomeou-la como a grande vencedora da 11ª Secção - Animal Jovem Campeã do VIII Concurso Micaelense, por ter melhor costela, linha dorso-lombar, força no terço anterior e por uma excelente mobilidade em pista.

No domingo, dia 24, e para surpresa de Donald Dubois, apareceram animais leiteiros muito bons, que segundo ele poderiam estar presentes nos concursos pecuários do Canadá. Dos mais de 70 animais em lactação presentes neste certame, o juiz destacou 3 vacas vencedoras em 3 secções diferentes que são:

1) Na secção dos 3 aos 4 anos, em que saiu vencedora o animal PT 292711918 (RAY x INQUIRER), de José Jacinto Melo Pacheco, destacando-se das outras pela sua angularidade, capacidade corporal e pela excelente mobilidade em pista;

2) Na secção das vacas dos 4 aos 5 anos, o animal PT 492665307 (MERCHANT x DIAMOND), do proprietário Roberto Manuel Cordeiro Ponte, sendo a vencedora, pelo seu espectacular sistema mamário, sendo posteriormente eleita pelo Juiz do certame como o animal com Melhor Úbere e a Vice Campeã do VIII Concurso Micaelense;

3) Na secção das vacas com mais de 6 anos, e perante um lote de animais muito bons, a grande vencedora PT 792620166 (INQUIRER), da exploração Sociedade Agro-pecuária Irmãos Italianos foi nomeada a vencedora da sua secção e posteriormente a Vaca Grande Campeã do VIII Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia. 

 

Bruno Almeida

Engenheiro Zootécnico