MINVIT - Corrector vitamínico-mineral em grão | Informações Técnicas


1 - Minerais

Sabemos que a quantidade de minerais presentes nas forragens é determinada pela sua quantidade no solo. No caso dos Açores, devido às características vulcânicas do solo, em geral há baixos níveis de cálcio, fósforo, magnésio (macro minerais) e selénio, zinco, cobre, cobalto e iodo (micro minerais ou oligoelementos). Uma vez que a base da alimentação das vacas leiteiras são as forragens, os baixos níveis de minerais presentes vão levar a carências de minerais nos animais. 

Existem vários estudos realizados sobre a realidade Açoriana, tendo em comum a detecção de baixos níveis de selénio, zinco, cobre, cobalto e iodo nos animais. Estas carências vão levar a uma menor saúde do animal, quebras na produção, diminuição da fertilidade, aumento dos problemas de patas, maior incidência de mamites, aumento da contagem de células somática, etc. De forma a evitar estas carências, é recomendada fornecer às vacas uma suplementação que forneça quer macro minerais como micro minerais.

Para além dos dados açorianos existem outros estudos que nos conduzem à conclusão sobre a necessidade de suplementar as vacas e os ruminantes em geral cuja base alimentar provenha do pastoreio (erva/azevém/outra), ou constitua a principal fonte de forragem na manjedoura. O gráfico seguinte indica-nos que, em dois mil resultados analíticos de erva pastoreada, existe uma carência média constante no fósforo e no manganês, e uma carência grande no cálcio, sódio magnésio, zinco e cobre.

MINVIT é um corrector mineral e vitamínico que, quando administrado nas doses indicadas ou nas doses adaptados ao alimento total diário, promove uma adequada suplementação mineral e vitamínica. Na produção do Minvit, introduzimos fosfato monocálcico que possibilita a absorção praticamente total do seu conteúdo em fósforo (é 100% solúvel quando diluído em solução de ácido cítrico). Outras características importantes: 50 % do zinco é protegido (proteinato de zinco), o que garante a sua total absorção e melhores resultados na eliminação de carências deste elemento, importante na produção de leite, incidência de mamites, células somáticas e redução dos problemas de patas.

O ideal é misturar esse suplemento no alimento do animal e fornecer durante toda a lactação (durante o período seco e às novilhas deve ser fornecido um corrector específico). Sabemos que por razões de maneio, em algumas explorações, isso não é possível, ainda que fosse muito benéfico. Tendo de escolher uma altura do ano para o fazer, sem dúvida que o Inverno é mais indicado, uma vez que é o período em que as agressões climáticas ao animal são as maiores e, por isso, serão maiores as necessidades em minerais e vitaminas (pela sua actuação em termos metabólicos, imunológicos e antioxidante), assim como a grande abundância de erva fresca leva a aumento das carências de alguns minerais, conforme referido anteriormente.

 

2 - Vitaminas

É sabido que as forragens são sempre deficitárias em vitaminas lipossolúveis (A, D e E) sendo a suplementação sempre aconselhável uma vez que todas elas são indispensáveis no sistema metabólico cujo distúrbio provoca quebras na produção e saúde das vacas em produção.

a) A carência da vitamina A pode conduzir a:

- Pior reprodução (maior número de abortos, retenção de placenta, vitelos débeis).

- Quebras nas defesas imunitárias (Maior Incidência de mamites e células somáticas).

- Diminui a Integridade da Pele, Mucosas e Canal do teto.

 

b) A suplementação adequada de Vitamina E + Selénio:

- Estimula as Defesas Imunitárias.

- Reduz Células Somáticas.

- Reduz a incidência de mamites e de metrites.

- Reduz a Retenção da Placenta.

- Melhora a fertilidade.

 

c) Carências da Vitamina D conduzem a:

- Diminuição da fixação do Ca no intestino e sua absorção.

- Provoca a desmineralização óssea (raquitismo nos jovens, osteomalácia nos adultos).

- Está na origem da Hipocalcémia clínica ou sub-clínica.

 

d) Funções da Vitamina B1:

- Essencial para bom funcionamento do sistema nervoso e muscular

- Auxilia as células no metabolismo energético

 

MINVIT possui por kg:

- Vitamina A (400 000 UI).

- Vitamina D3 (80 000 UI).

- Vitamina E (1 000 mg).

- Vitamina B1 (100 mg).

 

As vitaminas A, D e E são protegidas contra a rápida degradação tendo uma maior garantia de estabilidade no alimento e disponibilidade para absorção.

 

3 - Facilidade

de administração

MINVIT é adequado a utilização no Unifeed ou misturado no alimento na manjedoura. Quando existe unifeed na exploração é fácil administrar um corrector vitamínico mineral em pó aos animais, no entanto, quando isso não acontece, será necessária a utilização de um produto em granulado, como o MINVIT, para administrar na sala de ordenha ou na manjedoura. O MINVIT será portanto o produto mais prático de utilizar e mais fácil de ingerir pela vaca.

São recomendadas doses de 200 a 350 g/vaca/dia ou 100 a 150 g/novilho/dia.     

 

Rui Cepeda

Médico Veterinário

Zoopan