KENOSTART - O Iodo | Informações Técnicas


As vantagens de utilizar um produto desinfectante para os tetos após a ordenha são conhecidas há dezenas de anos. Tem surgido no mercado inúmeros produtos para esse efeito, com vários tipos de substâncias activas e diferentes propriedades. A nível mundial, a substância activa mais utilizada é o iodo. Nas suas vantagens estão o largo espectro de actuação, velocidade com que mata as bactérias e um preço acessível. A sua maior desvantagem é a agressividade para a pele que a maior parte dos produtos com iodo possui.

 

Os diferentes tipos de iodo

Como o iodo é uma molécula instável quando em solução, são tomadas medidas para diminuir as suas perdas ao longo do tempo. O iodo por si só (iodo clássico) apresenta grandes perdas, o que levou à procura de substâncias que, tendo a mesma ou superior eficácia, diminuíssem as perdas, o que deu origem a produtos com iodopovidona (também conhecido como iodo PVP). Mesmo assim, as perdas continuam a ser significativas.

Finalmente, a procura da solução adequada fez surgir uma nova geração de iodo, o iodo estabilizado, que não apresenta perdas ao longo da validade do produto, conforme se pode observar no gráfico 1.

O gráfico indica-nos que a actividade bactericida é sempre maior e constante no iodo estabilizado (KENOSTART) por não haver perdas na substancia activa, enquanto que no Iodo Clássico e Iodo PVP ao diminuírem acentuadamente os teores de iodo perdem parte importante da sua actividade bactericida.

 

Maior economia

no consumo, mais eficácia na actividade:

Sabe-se que a concentração óptima de iodo, quando vai ser utilizado num pós-dip, é de 3000 ppm. Como no Kenostar não há perda de iodo, tem-se sempre a certeza de que se está a utilizar nem mais nem menos do que a dose adequada, com maior certeza de eficácia bactericida!

 

Outra diferença relevante:

Para a estabilização do iodo clássico ou iodo pvp, tem que se baixar o pH para níveis bastante mais ácidos que o da pele, aumentando assim a agressividade do produto. Com o iodo estabilizado, é possível utilizar um pH de 5, que é muito próximo do pH normal da pele, contribuindo para um teto mais saudável e com melhor condição.

Maior utilização

de emolientes

Podem e devem ser adicionadas substâncias aos produtos para os tetos de forma a garantir uma boa viscosidade, cobertura e aderência ao teto e ainda mais importante, fornecer ao produto capacidade de hidratação e cuidado da pele! O único inconveniente é que estas substâncias podem interferir com o iodo, diminuindo a capacidade desinfectante. No Kenostart, pela sua tecnologia de fabrico única, com iodo estabilizado, é possível adicionar 12% destes ingredientes, sem qualquer perda do poder desinfectante:

- Glicerol, amaciador da pele

- Sorbitol, hidratante

- Lanolina, regenerador para acelerar a recuperação das feridas e gretas.

- Alantoína, suavizante e calmante

 

Testes de eficácia

Kenostart revelou-se eficiente na eliminação das principais bactérias causadoras de mamite, de acordo com as normas Europeias e Americanas (EN 1040, EN 1656 nas condições de aplicação e AOAC Official Method 960.09), como no Quadro 1.

 

A influência do registo

como medicamento

veterinário na qualidade:

Kenostart está registado como Medicamento Veterinário não sujeito a receita médica. Esse procedimento obriga a exigência máxima no fabrico e na qualidade do produto, assim como à apresentação de estudos de campo onde são confirmadas as indicações do produto nas condições reais de utilização, ao contrário dos desinfectantes onde apenas são exigidos testes laboratoriais.

 

Prevenção de mamites

e melhoria da condição

do teto

Foram realizados vários testes com Kenostart, porque se pretende um produto que, além de ser eficiente no laboratório, o seja principalmente na vacaria!

Foi provada a prevenção de mamites, assim como a melhoria da condição do teto, conforme se pode observar nos gráficos 2 e 3.

A melhoria da condição da pele e do esfíncter, tem grande impacto na facilidade de limpeza do teto, na prevenção da acumulação de bactérias e no conforto do animal, tornando a ordenha mais rápida e fácil uma vez que o animal não sente dor.

KENOSTART deve ser aplicado após todas as ordenhas, por imersão completa do teto, porque toda a extensão do teto deve ser amaciada e desinfectada. Irá ocorrer acumulação de KENOSTART na zona do esfíncter, que fornecerá protecção extra. Após a aplicação de KENOSTART a pele irá absorver parte do filme viscoso formado, o que irá contribuir para o excelente condicionamento e também desinfecção, uma vez que o iodo permanece na pele durante horas.   

 

Rui Cepeda

Médico Veterinário

Zoopan