Espaço NOVADAN (Parte II) - Lavagem e desinfeção da máquina de ordenha e do tanque do leite | Informações Técnicas


No número anterior abordamos a lavagem e desinfeção da máquina de ordenha e do tanque do leite, os fatores que variam durante o processo e a utilização e escolha dos químicos. Nesta segunda parte sobre este tema irá ser abordada a contagem bacteriana total ou o teor microbiano total. Este é um parâmetro avaliado regularmente pela indústria de transformação e com influência direta na classificação da qualidade do leite e por conseguinte no preço pago pelo leite.

Uma elevada contagem bacteriana é problemática pela perda de prémio ou penalização no preço do leite. Apesar de poder ter várias causas, geralmente é de solução rápida e relativamente fácil após descobrir a causa e é por isso que nos vamos focar nas causas.

- A mais rara é acontecer por elevado número de animais com mamite. Teriam que existir uma grande quantidade de animais doentes e a excretar bactérias, o que não é nada comum e que estaria acompanhado de um aumento brutal das células somáticas. Como já referido, esta será a causa que menos acontece.

- Uma particularmente importante na realidade de São Miguel, é o aumento do teor microbiano total por ordenhas tetos sujos ou ainda pior, com tetos molhados e a escorrer água do úbere para o teto. O problema acontece pela máquina do leite aspirar água suja, que irá contaminar o leite com uma quantidade enorme de bactérias. A solução passa por evitar molhar os tetos e o úbere na preparação da ordenha, idealmente utilizando uma espuma e limpando com papel ou pano seco. No caso de vacas muito sujas, podem ser lavadas, mas deve ser uma pequena quantidade dos animais e deve-se tentar depois secar os tetos o mais possível antes da ordenha. Pode também ocorrer em animais que estão sempre no pasto, nos dias de mais chuva. Não sendo uma situação tão fácil de gerir, aplica-se o mesmo princípio, tentar secar os tetos ao máximo antes da ordenha. Neste casos, o aumento da contagem bacteriana é muito rápido e associado ao mau tempo, diminuindo também muito rápido ou seja, fazendo picos.

- Outro aspeto que leva a aumento muito rápidos da contagem microbiana são as falhas na refrigeração do leite. Nos casos em que existe tanque de frio, o arrefecimento muito lento do leite ou não atingir o frio adequado leva ao disparo dos valor, que normalizam logo que o problema é corrigido.

- Um ponto muito comum é a má lavagem do equipamento de ordenha, do tanque do leite ou das bilhas de transporte. Conforme o ultimo artigo, uma lavagem eficaz depende de 4 fatores - Tempo de lavagem, ação mecânica, temperatura e químicos. Problemas na lavagem geralmente levam a aumentos pequenos mas progressivos na contagem bacteriana, ou seja, começa a subir e vai sempre subindo até valores muito altos.

- O tempo de lavagem é um parâmetro que normalmente não modificamos e que não costuma ser problemático, excepto quando é alterado para "despachar um bocado mais rápido a lavagem".

- A ação mecânica é feita pela turbulência dentro do sistema, causado pelo vácuo. Se existir algum problema com o vácuo, ele vai-se refletir durante a ordenha e portanto a sua deteção costuma acontecer antes de ser problemático para a lavagem. Onde vemos problemas é nos pontos mais distantes, após um estreitamento do circuito ou nos fundos de saco do sistema. A existir má lavagem de um destes pontos, deve ser lavado manualmente sempre que necessário e tentar proceder a correção chamando um técnico da máquina de ordenha. Ou ponto que pode ser crítico por não sofrer ação mecânica suficiente é a parte de cima da panela de recolha do leite ou a parte de cima do tanque de frio. Caso estes pontos não sejam bem lavados pela máquina, então devem ser lavados manualmente sempre que necessário.

- Com temperatura alta é mais fácil lavar bem, no entanto também conseguimos bons resultados a frio com a utilização de produtos específicos e/ou alterando a dose dos químicos, conforme referido no ultimo artigo.

- Sobre a ação do químico, normalmente uma falha do alcalino ou diário leva a acumulação de gordura - "manteiga" em determinados pontos, normalmente nos pontos onde a ação mecânica é mais fraca. A falha do ácido ou semanal leva a acumulação de depósitos minerais - "pedra do leite" ou ferro. Podem existir problemas por má dosagem dos produtos, até por esquecimento em os colocar! Também pode acontecer quando se troca de um produto menos eficaz para um produto melhor, a libertação de sujidade acumulada que vai levar a aumento da contagem microbiana.

- O último aspeto interfere na lavagem e assistimos com alguma frequência, tetinas e tubagem em mau estado. A borracha começa-se a desintegrar com o passar do tempo, deixando de ser uma superfície lisa, dificultando muito a limpeza e mesmo soltando-se pequenas partículas que vão contaminar o leite. Uma forma fácil de perceber no campo se isto está a acontecer é colocar o dedo dentro da tubagem, se ele estiver preto, então é necessário substituir rapidamente. Ter atenção não só às tetinas e aos tubos, mas também a outros componentes de borracha que tem contacto direto com o leite como os vedantes.

Além dos vários serviços prestados pela Associação Agrícola de São Miguel, existe um técnico de campo dedicado aos produtos Novadan e que está disponível para ajudar na resolução de problemas ligados a elevadas contagens microbianas. Poderá contatar a Engª Sofia Lopes pelo telemóvel 966 257 018.

 

Rui Cepeda

Médico Veterinário - Novadan