Cooperativa União Agrícola torna-se entidade certificada e promove formações autonomamente | Agricultor 2000


A Cooperativa União Agrícola, CRL (CUA) é oficialmente uma entidade certificada na formação profissional desde outubro de 2017, pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional. Com esta mais valia, a CUA promoveu autonomamente 3 ações formativas na área da Aplicação de Produtos Fitofármacos (APF), sendo 2 formações com a duração de 35h cada que decorreram no Parque de Exposições de São Miguel e uma formação de 25h (Módulo II) que se realizou na Cooperativa de Santo Antão em Ponta Garça.

Estas formações foram cofinanciadas pelo programa PRORURAL+ e lecionadas pelos formadores Eng.ª Sofia Lopes, Eng.º Filipe Spranger, Eng.º Nuno Dias e Eng.ª Filipa Cardeano.

A 1ª formação APF de 35h decorreu de 8 a 19 de janeiro e contou com um total de 18 formandos, a 2ª formação (Módulo II) de 25h em Ponta Garça decorreu de 22 de janeiro a 29 de janeiro e foi frequentada por 16 formandos. A mais recente formação foi de 35h e sucedeu-se de 29 de janeiro a 7 de fevereiro onde estiveram presentes 18 formandos. Em geral, todos os formandos tiveram aproveitamento e o feedback foi muito positivo.

Como entidade certificada na área da Produção Agrícola e Animal, a CUA proporciona formações especializadas nas diversas áreas agrícolas e onde as necessidades formativas obrigam, ficando todos os formandos que frequentem estas ações (sócios, funcionários e devido agregado familiar) com direito a certificado homologado.

Nestas 3 formações os formandos tornaram-se aptos a utilizar os produtos fitofarmacêuticos de forma correta e de acordo com a atual legislação aplicável, visto que adquiriram o cartão de aplicador. É de salientar também que são vários os objetivos principais deste tipo de formação, tais como capacitar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, as espécies e organismos não visados e o consumidor.

Bianca Albernaz