Redução da produção de leite foi “medida pedagógica” para indústria e distribuição | Agricultor 2000


Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou novas medidas de apoio para a lavoura, no discurso proferido na Feira Agrícola Açores.

A aposta na redução da produção de leite foi uma "medida pedagógica" para a indústria e distribuição de como é necessária uma distribuição equilibrada dos rendimentos no setor leiteiro. Assim afirmou José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, no discurso de abertura da Feira Agrícola Açores 2022, onde valorizou o esforço e dedicação dos agricultores açorianos em tempos difíceis.

"Deixar uma palavra de agradecimento ao empenho, dedicação, resiliência com que todos os atores e fatores no setor produtivo da nossa economia se mostraram, dia após dia, em pré, pandemia e nesta desejada passagem para o pós pandemia, dedicados à capacidade produtiva e à manutenção da atividade pelo esforço e empenho pessoal", disse o presidente do executivo, que realçou ainda a excelência do trabalho feito, que deve ser replicado pelos restantes setores.

"A estratégia do nosso serviço agropecuário em geral, e na fileira do leite em particular, expressaram sempre uma ambição de excelência que deve ser partilhada por todos. A excelência e qualidade do produto transacionável, de uma economia de criação de riqueza, de afirmação de uma ideia de desenvolvimento sustentável. Não é pela quantidade que vingamos no sucesso do nosso desenvolvimento, é pela excelência, é pela exclusividade, pela especificidade do nosso produto que geraremos valor acrescentado".

O presidente do Governo lembrou os apoios concedidos à Lavoura, nomeadamente o pagamento integral do POSEI e do ProRural+ na campanha 21-22, o apoio de 1,5 cêntimos, pagos de julho a dezembro de 2021, e a abertura de candidaturas, este ano, para a redução da produção de leite.

Esta última, diz José Manuel Bolieiro, contribuiu para dar um sinal à indústria e à distribuição que "como é bom termos uma perspetiva estratégica do preço justo e distribuição equitativa de rendimento por toda a cadeia", para fazer face à sustentabilidade de todos, em benefício do consumidor final, de uma economia justa na distribuição e troca de bens transacionáveis.

Medidas tomadas com a consonância da Federação Agrícola dos Açores, revela. "A Federação Agrícola dos Açores juntou o seu conhecimento e realismo à descoberta de soluções possíveis para a formulação das adequadas soluções políticas para a resolução de problemas concretos. Felicito , nesta matéria, a especial dedicação do presidente Jorge Rita".

Mas a agricultura vai ter mais apoios: como anunciou José Manuel Bolieiro, e serão abertas brevemente, as candidaturas para a entrega de projetos de investimentos, nas explorações agropecuárias, incluindo a primeira instalação de jovens agricultores e tudo num valor estimado de 4,5 milhões de euros. Bem como candidaturas para apoiar o pagamento das taxas de juro de empréstimos efetuados, no âmbito de investimentos realizados no âmbito da agricultura. Uma medida que classifica de "excecional" para fazer face à escalada das taxas de juro.

O Governo Regional comprometeu-se ainda a manter o POSEI e o ProRural+ sem rateio para a campanha 22-23 e a trabalhar, em conjunto com o Governo da República para que os prédios rústicos inscritos no Parcelário - mas que não tenham ainda hipótese, com urgência, adquirir o respetivo comprovativo jurídico da posse da terra - possam continuar a ser reconhecidos como sendo utilizados pelos empresários agrícolas, de forma a não serem penalizados no acesso aos fundos comunitários.

Por último, o presidente do Governo Regional dos Açores enalteceu a vinda do Concurso Nacional da Raça Frísia para os Açores, no que considerou um concurso "verdadeiramente nacional" pela primeira vez na história.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Não há setor que dê uma demonstração de resiliência e resistência como a Lavoura

Jorge Rita representou os Açores em Encontro Nacional de Produtores de Leite promovido pela APROLEP

Associação Agrícola de São Miguel presente na Feira Nacional da Agricultura em Santarém

14º Curso de Preparadores de Animais com muita aderência após pausa de dois anos

Presidente do Governo demonstra reconhecimento aos participantes no Curso de Preparadores de Animais

Redução da produção de leite foi “medida pedagógica” para indústria e distribuição

Jorge Rita foi um dos oradores no segundo dia do evento “Emprego.Azores”

Celebrado protocolo entre a AASM e a APAA - Terra Verde

Projeto Dairy - 4 future: Promover inovações para um setor leiteiro mais resiliente no espaço atlântico

Associação Agrícola de São Miguel esteve presente na Feira Agropecuária/2022 que se realizou na ilha da Madeira